quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

JFK International Airport (JFK) e a Imigração


O Aeroporto Internacional JFK é enorme. Uma comparação visual seria complicada, mesmo porque conheço muito mais áreas do nosso aeroporto internacional do que do deles, mas acredito que o JFK seja maior do que o GRU. A funcionalidade, no entanto, é muito parecida.

A Imigração

Fica difícil dizer qual experiência foi mais cansativa. O vôo de 10 horas ou as 2 horas de espera na fila da imigração. Para quem já passou por lá, deve saber o que é aquilo. Para os que não conhecem, a imigração é o local onde eles fazem o controle de quem entra nos EUA. Os agentes da imigração fazem todo tipo de pergunta aos estrangeiros (do mesmo tipo das perguntas que são feitas na entrevista do visto). Se o seu visto foi concedido sem problemas, acho difícil que tenha um problema nessa etapa da viagem, mas sempre resta a preocupação. Não preciso dizer que o agente estranhou quando eu disse que era estudante, com 27 anos. Todo pós-graduando de programa stricto sensu já deve ter passado por isso em algum momento da vida. Mas eu expliquei direitinho e ele carimbou o meu passaporte.

Uma curiosidade: percebi, durante o tempo na fila, que cidadãos de “fora da zona de risco” (vindos de uma certa relação de países - que não inclui o Brasil - , com uma certa idade, etc.) podem fazer parte desse processo automaticamente, em máquinas que ficam ali nas proximidades. O impresso que sai da máquina pode ser entregue ao agente para liberar a passagem diretamente. Quem sabe a política externa brasileira consiga isso para a gente em breve. Ouvi dizer que a Exma. Presidente Dilma Rousseff estava em vias de solicitar ao presidente Obama a inclusão do Brasil nos países que não dependem de visto para a entrada nos EUA, como já ocorre para diversos países do mundo.

Passando da imigração, as coisas foram bastante simples. A aduana irá verificar se você está levando mais de $ 10.000 em dinheiro ($.$). Aparentemente é possível entrar com quantias maiores do que essa, mas o processo é mais complexo, há mais documentos a preencher e tal. Como certamente não era o meu caso, passei direto por ali.

E assim nos despedimos (por 9 dias) do JFK.

Nenhum comentário: