quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O AirTrain e o metrô para 34th St Penn Station


A estratégia mais comum para se sair do JFK e chegar em Manhattan é pagar $ 50.00 por um táxi (preço único para qualquer lugar da ilha, independentemente da distância). Existem também shuttles (que apesar de eu não ter visto pessoalmente, suponho serem micro-ônibus, que vão “dropando” as pessoas ao passar pela cidade), que custam um pouco mais barato. Mas a opção mais barata mesmo, e que foi a que fizemos, é pegar o AirTrain do JFK ao metrô e ir de metrô até o hotel. O custo é convidativo: $ 5.00 do AirTrain e $ 2.25 do metrô. Não importa onde, em Manhattan, fica o seu hotel, pois haverá uma estação de metrô perto dele. Certamente o conforto não é o mesmo de se pegar um táxi, mas transportando apenas uma mala e a mochila nas costas, é viável. Também é importante ficar atento ao horário. Caso opte pelo táxi em horário de rush, esteja preparado para um trânsito equivalente ao de São Paulo.

O AirTrain é um sistema muito interessante, embora confuso para turistas desacostumados com o sistema de metrôs de NY. Existem trens que circulam infinitamente por todos os terminais do aeroporto. Na mesma linha em que esses passam, existem os que escapam dos terminais e vão para as estações de metrô. Você vai levar uns 5 ou 10 minutos tentando entender o sistema, mas vai acabar descobrindo qual deles é o certo para você. O pagamento dos $ 5.00 você faz comprando um cartão que pode ser pago com dinheiro, débito ou crédito em um ATM ao chegar na estação de metrô.


Nessas mesmas ATMs você consegue comprar as passagens de metrô. Existem várias opções. Para nós, que ficamos 9 dias por lá e usamos MUITO metrô (optamos por fazer tudo a pé e/ou de metrô, para conhecer melhor a cidade e economizar para outras coisas), existe um 7-day unlimited pass, por $ 29.00, que você pode usar infinitas vezes por 7 dias, com 10 minutos de intervalo entre cada passagem. De resto é bem parecido com o nosso bilhete único em São Paulo. Você pode carregar o cartão com quanto você quiser (levando-se em conta que a passagem é $ 2.25). Foi o que fizemos nos últimos dois dias após o unlimited pass ter vencido.

Escreverei um post específico sobre o metrô de NY, com informações mais específicas e algumas fotos que tirei.

Nenhum comentário: