sábado, 5 de janeiro de 2013

A visita à cidade de Elizabeth, New Jersey: Jersey's Gardens

Nós fomos ao Jersey’s Gardens logo no dia seguinte à nossa chegada. Pegamos um ônibus da companhia de trânsito de New Jersey no terminal de Port Authority, próximo ao hotel, direto para o local. Para os interessados em fazer o mesmo trajeto que fizemos, clique no link para número do ônibus, horários e plataforma. O custo de ida e volta é de $ 13.00 e os bilhetes devem ser comprados nas ATMs do terminal. O sistema de ônibus de NJ cobra por zonas percorridas. Lembre-se de optar por round trip (ida e volta) e pelo número máximo de zonas, pois o destino utiliza todas elas.

A proposta era comprar logo no segundo dia todas as roupas que queríamos e as que precisaríamos usar na viagem, caso fizesse muito frio. O Jersey’s Gardens é um outlet, com a estrutura bem parecida com a dos shoppings centers que temos aqui em São Paulo, exceto por uma diferença: é gigantesco. São muitas lojas, desde lojas de alta costura, passando por marcas famosas do dia a dia (Adidas, Aeropostale, Gap, Guess, Levi’s, etc.), até algumas menos conhecidas. Por lá você também encontra lojas de sapatos, de perfumes e até de games e brinquedos (comprei um presente para uma amiga na loja da LEGO).

Os outlets são atraentes devido ao fato de reunir muitas lojas interessantes no mesmo lugar, além de fornecer cupons de desconto para pessoas que vem de longe (turistas em geral, sejam de fora do país ou do estado), basta retirar em um guichê próximo à entrada.

O que muitos turistas não sabem (nós só percebemos isso nos últimos dias da viagem) é que a diferença de preços entre o outlet e as lojas de mesma marca em Manhattan é praticamente nula. Tirando o preço das lojas da 5ª avenida, que realmente apresentavam preços mais altos do que as do outlet, em outros locais os preços são iguais ou bastante similares. Não vale o deslocamento para outro estado e os custos de transporte. Se você é daqueles que não se preocupam com marcas de roupas, mais um motivo para não ir até lá. Algumas lojas mais simples em Manhattan, como a Forever 21 e a Century 21 chegam a oferecer boas peças de roupas por menos de $ 10.00.

Talvez se você for comprar sacolas e sacolas de roupas seja vantajoso (dado que muitos cupons do outlet só apresentam bons descontos para compras acima de $ 100.00), mas se a sua intenção for comprar 10 peças, um ou dois perfumes, dois ou três jogos, recomendo fazer as suas compras na própria ilha de Manhattan. Se você for um desses heavy buyers, leve malas de rodinhas para carregar suas compras, ou terá que alugar um carrinho para carregar todas as sacolas.

Passamos quase o dia todo lá. Chegamos por volta das 10:00 a.m., fizemos as nossas compras, que não foram poucas e fomos embora. Na saída fomos abordados por dois rappers engraçados que confundiram minha amiga com minha esposa, e disseram várias coisas que deixaram a gente sem graça. Certamente fizeram a promoção do EP deles e pediram uma ajuda em troca de uma cópia autografada. Eu dei $ 5.00 para trazer essa lembrança para casa, e também porque fiquei sem jeito de ir embora sem contribuir depois daquela abordagem toda.

Já eram por volta das 5:30 p.m. quando fomos para o ponto de ônibus. O ônibus da volta demorou a chegar, suponho que uns 40 minutos ou mais além do previsto. E eu não estava preparado para o frio na fila de espera do ônibus a céu aberto, então foram momentos de um pouco de tremedeira, mas nada insuportável.

Apesar disso tudo, valeu a pena a experiência. O trajeto NYC - Elizabeth, NJ foi o único trajeto que fizemos de ônibus durante toda a viagem. Pegamos um pouco de trânsito na volta, mas nada que pudesse causar espanto em um paulistano. Também foi válido pela simpatia da motorista do ônibus, que possuia todo um estilo Tara Thornton do seriado True Blood. Chegamos de volta ao hotel por volta das 7:30 p.m.